JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE.

JMJ_VPrincipal_RGB-01.png

Esperamos em Lisboa 1,5 milhões de peregrinos, o que implica, como se pode imaginar, um grande trabalho de logística para conseguir receber bem toda esta gente na nossa cidade.

Assim, para quem tem mais de 18 anos, o pedido que nos é feito é que nos possamos inscrever como voluntários, sobretudo, para os que puderem, como
Chefes de Equipa.

Modalidades de voluntariado.

 

Há duas modalidades: voluntários centrais e voluntários paroquiais.

 

Os voluntários centrais (>18 anos) são aqueles que colaboram nas tarefas e actividades relacionadas com os eventos centrais da jornada: os encontros com o Papa, o Festival da Juventude, os eventos de abertura, a Cidade da Alegria, os pontos de informação na cidade, etc.

 

Os voluntários paroquiais (>15 anos), ajudarão nos eventos e necessidades que vão existir nas paróquias que acolhem a JMJ Lisboa 2023. Há três Dioceses de Acolhimento (onde ficarão alojados peregrinos): Lisboa, Santarém e Setúbal. Nessas dioceses, as paróquias terão uma equipa de voluntários paroquiais que colaboram na organização dos alojamentos, no atendimento de peregrinos, na organização de celebrações e eventos, etc. A inscrição como voluntário paroquial é feita através das próprias paróquias.

Chefes de equipa.

Além desta divisão, há ainda uma organização em equipas. Para facilitar a gestão do trabalho voluntário, todos farão parte de uma equipa (com 10 a 20 pessoas), onde um dos voluntários, para além das tarefas da sua equipa, fará as funções de coordenador e ponte com a organização. Serão chamados Chefes de Equipa.

 

Estes voluntários (cerca de dois mil) já foram sendo selecionados desde o início de 2022, uma vez que precisarão de maior disponibilidade para a sua formação, ao longo de mais tempo. Os Chefes de Equipa são inscritos através de uma entidade que os identifica e referencia (a UCP é uma destas entidades), embora os Chefes de equipa Centrais tenham também de se inscrever individualmente na plataforma de inscrição dos voluntários centrais.

 

Todos os que puderem, e tiverem mais de 20 anos na semana da Jornada, pedimos que se inscrevam como Chefes de Equipa. Para isso, basta contactar a Capelania da UCP.

 

Código agregador da UCP.

Na inscrição como voluntário, cada candidato poderá inserir um código agregador, que o associa a uma instituição ou movimento, para que possa ser voluntário nas actividades propostas por essa instituição ou movimento. É o caso da UCP, que tem estado a preparar o seu envolvimento na JMJ e a desenvolver as suas propostas de actividades para a semana da Jornada Mundial da Juventude.

 

Para te inscreveres como voluntário com o código agregador da UCP, basta contactar a Capelania da UCP.

 

Disponibilidade dos voluntários.

Os voluntários centrais e paroquiais, que serão a grande maioria dos voluntários da JMJ Lisboa 2023, deverão estar disponíveis entre 23 de julho e 7 de agosto de 2023, para desempenho das suas funções na JMJ Lisboa 2023. Poderão inscrever-se candidatos com menor disponibilidade. Contudo, a JMJ dará sempre prioridade aos voluntários com disponibilidade total e só se necessário validará os restantes.

 

Mais informações.

Todas as informações estão também em lisboa2023.org.